CERES

ASSOCIAÇÃO CRICIUMENSE DE APOIO A SAÚDE MENTAL

ARTIGOS

voltar

Empregabilidade ou Estabilidade ?

Você é um profissional que ainda se atrai pelo pensamento de ficar muitos anos na mesma empresa? ou realizando repetidamente  o mesmo repertório  de atividades, com o foco em alcançar a tão desejada estabilidade no emprego?  Se sim, saiba que esta realidade mudou. Um novo conceito se sobrepõe ao da estabilidade. O mundo do trabalho ficou mais dinâmico, versátil e estamos na era da empregabilidade.

Empregabilidade significa a capacidade ou possibilidade de se manter empregável.

É o requisito que todo profissional precisa ter para ser atraente para o mercado e ter a condição de enfrentar as transições de carreira.

O conceito se relaciona com a capacitação profissional e com as aptidões para o mercado de trabalho. A empregabilidade está diretamente relacionada com o valor profissional que uma pessoa consegue apresentar ao mercado de trabalho.

Sabemos que o ambiente em que vivemos muda constantemente, estamos na era da informação e inovação e temos que pensar e criar para sermos competitivos enquanto pessoas e organizações. Os avanços da tecnologia requerem a necessidade constante de “Upgrade” nas habilidades e competências dos profissionais.  E assim como a educação representa a condição básica que um indivíduo precisa para se colocar satisfatoriamente na vida, a aprendizagem constante é a condição que assegura  a empregabilidade para o profissional deste novo cenário mercadológico.

Gostaria aqui de apresentar uma estrutura de seis pilares do autor José Augusto Minarelli, que ajudarão o leitor a refletir e organizar os cuidados de sua empregabilidade, são eles: adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde, reserva financeira e relacionamentos.

Atualmente os ciclos de carreiras estão menores do que no passado. As pessoas ficam em média de três à cinco anos em cada emprego.  E você leitor, seu conhecimento de hoje lhe garantirá seu lugar no mercado de trabalho amanhã? Como você está trabalhando sua empregabilidade?

Aprendizagem continua é a nova tendência nas organizações. Isto nos remete a pensar no desenvolvimento de nossa carreira. Nós devemos ser os principais responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento da nossa carreira profissional. As empresas devem sim oferecer estímulos, mas esta responsabilidade é individual de cada um. Cuidar da empregabilidade, hoje em dia, é a forma mais segura de um profissional se manter no mercado de trabalho.

 

voltar

GALERIAS DE FOTOS