CERES

ASSOCIAO CRICIUMENSE DE APOIO A SADE MENTAL

ARTIGOS

voltar

Crianças Carentes X Pais Cansados

Um assunto polêmico no consultório psicológico: Quanto tempo os pais estão conseguindo ficar com seus filhos? Sabemos que uma criança precisa de afeto e presença dos pais, isto é fato! Fato também é que os pais estão cansados, esgotados e sem tempo, e com uma rotina estressante que preocupa, traz ansiedade e incertezas.

Mas e a criança? Quando perguntamos aos pais no início da terapia sobre seus sentimentos e pensamentos quando souberam que iriam ter um filho, normalmente eles falam empolgados sobre seus sonhos em relação ao filho/filha, sua alegria, planejam a escola, a profissão, etc. Mas quando perguntamos quanto tempo ficam por dia com a criança e de que forma, as respostas são bastante insatisfatórias. Do tipo: não tenho tempo, estou com problemas no trabalho ou precisei sair.

Ninguém fala do tempo que irá doar.  Precisamos abrir mão de parte de nosso tempo para educar este Ser que colocamos no mundo.  Ser pai / mãe de uma criança é abrir mão.  Abrir mão de seus hobbies, da academia, as vezes até de sua vida social ou de sua carga excessiva de trabalho.

 Muitos pais não estão conscientes e disponíveis para dar este tempo a seus filhos, e o pior estão dando em troca só a atenção eletrônica.

Segundo o psicólogo australiano Steve Biddulph: ‘’ Esta é a geração mais abandonada de todos os tempos”. Esta afirmação é bastante séria e preocupante. Emocionalmente as crianças estão carentes de afeto, de cuidados, de brincar e de conversar com seus pais. Algumas crianças estão apresentando distúrbios de desenvolvimento físico, emocional e cognitivo devido a este “abandono” e estão dizendo: “meus pais não saem do celular’’.

Precisamos tomar consciência da necessidade de olharmos para nossas crianças. Pais precisam observar que escolhas estão fazendo, pois, renunciar de seu tempo agora é essencial. Este é o momento certo, crianças crescem!

Cansados ou não, dar um tempo de seu dia para seu filho é básico para que ele cresça se sentindo amado, saudável emocionalmente e mais preparado para enfrentar este mundo.

Precisamos estar conscientes de nossos deveres, de nossas renuncias temporárias e de nosso empenho em educar uma criança até ela crescer e poder seguir seu próprio caminho.  Procurando estar com nossos filhos longe de smartphones. Tempo de QUALIDADE!

Crianças estão se sentindo sós e é dos pais esta responsabilidade!    

 

voltar

GALERIAS DE FOTOS