CERES

ASSOCIAÇÃO CRICIUMENSE DE APOIO A SAÚDE MENTAL

ARTIGOS

voltar

Sobre Prosperidade

Tenho refletido muito sobre o tema prosperidade e como as pessoas lidam com isso. Você já se perguntou o que é ser próspero? Que aspectos da vida são importantes para você? Como você lida com sucesso e frustrações? Quais crenças e preconceitos você possui sobre riqueza, dinheiro e bens materiais?

Uma das definições de prosperidade refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado.  Muitas vezes, associamos prosperidade a ter dinheiro ou bens materiais, mas significa algo mais amplo. Pode-se notar que o significado de prosperidade está também relacionado com felicidade e sucesso.

Para Louise Hay, a verdadeira prosperidade começa com se sentir bem consigo mesmo. É liberdade de se fazer o que quer, quando quer. Não se trata de uma quantia de dinheiro, mas de um estado de espírito. A prosperidade é vista como uma expressão exterior das idéias que estão dentro de cada um. Quando a pessoa aceita a idéia de que merece prosperar, ocorre abertura para várias oportunidades.

Uma das maneiras de buscar a prosperidade é fazer uma reflexão sobre o que é importante para si mesmo e sobre suas crenças acerca de sucesso, fracasso, merecimento, bens materiais e dinheiro. Para muitas pessoas, estes temas são tabus e motivo de dificuldades.

Sucesso é conseqüência positiva, acontecimento favorável, resultado feliz, êxito. Fracasso é algo que não saiu do jeito que a pessoa queria ou ocorre quando se estabelece um objetivo muito elevado para o ponto que a pessoa se encontra no momento. Isto é, a pessoa ainda não está preparada e não possui todos os recursos para atingir aquele objetivo.  É como querer que uma criança saiba correr, quando ainda nem aprendeu a andar.

A partir dessa percepção, é possível transformar o olhar sobre o fracasso. Posso ter consciência de qual ponto estou e vendo aquilo que não saiu como esperado como necessidade de aprender mais, de rever o nível de exigência e de identificar quais recursos preciso desenvolver. É como considerar que não foi um fracasso, mas sim um sucesso possível para aquele momento. Por isso, é preciso que a pessoa tenha paciência consigo mesma e se incentive.

Para Deepak Chopra, são muitos os aspectos do sucesso, sendo que os bens materiais são apenas um de seus componentes. Percebe o sucesso como a jornada, não o destino. A abundância material, em todas as suas expressões, é um dos fatores que tornam a jornada mais prazerosa. O sucesso inclui saúde, energia, entusiasmo pela vida, relacionamentos compensadores, liberdade criativa, estabilidade física e emocional, bem-estar e paz de espírito.

Penso que prosperidade e sucesso estão muito mais relacionados a escolhas que fazemos na vida, a pensamentos e atitudes. Podemos escolher olhar o que acontece como algo positivo ou negativo, escolher achar que merecemos uma vida melhor e ter atitudes prósperas. É escolher dar valor a si mesmo e ao que possui, tanto bens materiais, como oportunidades e relacionamentos.

Tudo isso envolve mudança de consciência, de atitude e necessidade de rever seus conceitos sobre o que é significativo na vida.  Realizar mudanças é deixar algumas crenças para trás e se abrir para algo novo. Envolve transformar situações e pensamentos em momentos de felicidade, de paz, de aprendizagens e em oportunidades para desenvolver e buscar aquilo que é importante.

 

PATRICIA MARIA SPIDO – Psicóloga – CRP-12/10.220 - Presidente da CERES - Associação Criciumense de Apoio a Saúde Mental

voltar

GALERIAS DE FOTOS