CERES

ASSOCIAÇÃO CRICIUMENSE DE APOIO A SAÚDE MENTAL

SAÚDE MENTAL

voltar

Transtorno do Sono

Um terço da população sofre de transtornos do sono em algum momento da vida.

As conseqüências debilitantes dos transtornos do sono, especialmente da sonolência durante o dia, podem ser uma ameaça à saúde e à vida. O sono muda drasticamente da infância até a adolescência, mantém razoavelmente estável a vida adulta e novamente muda na velhice. Embora o despertar precoce pela manhã possa ser uma experiência razoavelmente comum em pessoas idosas, não é raro o psiquiatra equipará-lo com depressão.

Saber dos transtornos do sono é importante por que:
1 – Podem ser um sinal precoce do desenvolvimento de um problema psiquiátrico.
Por exemplo, a súbita ocorrência de sonhos vívidos e assustadores poderia ser o precursor do transtorno de estresse pós-traumático de início tardio.
2 – O psiquiatra vê muitos pacientes com queixas relativas ao sono que poderia ser a causa ou um efeito da condição. Por exemplo, um paciente pode exibir sintomas depressivos, como resultado de apnéia do sono.
3 – Transtornos e queixas relativas ao sono são comuns. Oitenta e nove por cento dos pacientes deprimidos têm uma queixa relativa ao sono. Muitos pacientes sofrendo de ansiedade relatam dificuldades para conciliar ou manter o sono ou queixam-se de pesadelos.

Orientações

Frequentemente os problemas surgem de condições ambientais (como, por exemplo, trabalho, problemas familiares, entre outras) ou hábitos prejudiciais.

Regras básicas que contribuem para o sono:
- Manter um programa regular de exercícios diários;
- Isolar o quarto de dormir de ruídos, luz, frio e calor excessivos;
- Fazer um lanche leve antes de deitar, se estiver com fome;
- Reservar um tempo antes de deitar para elaborar problemas emocionais;
- Ir para a cama apenas quando sonolento, a fim de obter o máximo sucesso;
- Usar a cama apenas para dormir. Não assistir televisão na cama, não comer, não falar ao telefone;
 -Não ficar deitado na cama acordado se não estiver com sono. Após alguns minutos levantar, ir para uma outra peça da casa e fazer alguma coisa excitante até que o sono venha;
-Acordar na mesma hora todas as manhãs, independente da hora em que se foi dormir, do tempo de sono total ou do dia da semana, e a última regra é evitar totalmente os cochilos.

Tratamento

O tratamento começa por um diagnóstico. Muitos transtornos do sono compartilham sinais e sintomas. O diagnóstico é complicado ainda mais pelo fato de que os transtornos do sono raramente acontecem isolados.

As modalidades de tratamento podem ser divididas em: farmacológicas (uso de medicamentos), cirúrgicas (por exemplo, abordagens cirúrgicas ao tratamento da apnéia do sono tentam corrigir obstruções e mal formações das vias aéreas), com aparelhos, comportamentais psiquiátricas. Muitos pacientes com insônia negam problemas emocionais, mas ela é um sintoma comum em diagnósticos psiquiátricos e psicológicos.

 

voltar

GALERIAS DE FOTOS